26 de outubro de 2009

Descobrindo se seu computador comporta o Windows 7

Sempre que sai uma nova versão de um Sistema Operacional - notadamente o Windows - temos uma certa resistência em fazer a troca. As preocupações vão desde o básico "será que o novo sistema terá um boa performance no meu computador ?" até as mais profundas, envolvendo a compatibilidade dos softwares que você mais usa.

Ciente disso, a Microsoft preparou um programa para diminuir os riscos, ao menos no que diz respeito à performance geral do computador e à compatibilidade de periféricos como impressoras e placas de vídeo. O programa chama-se Windows 7 Upgrade Advisor e pode ser executado em computadores com qualquer das versões do Windows que ainda têm suporte, a saber: o próprio Windows 7, o Windows Vista e o Windows XP com Service Pack 2. O programa, que é gratuíto, está disponíel no site da Microsoft através do link http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=161223. Também pode ser encontrado em outros endereços em sites de download (Info Online, PC World, entre outros).
Tela do Upgrade Advisor

Após o download e a instalação, o programa poderá ser executado para determinar a compatibilidade com o Windows 7. Ele procurará em todo o seu computador por problemas potenciais com hardware, dispositivos existentes e programas que você tenha instalado. Caso encontre algum problema, ele dará recomendações sobre o que deve ser feito antes de tentar partir para a migração para o Windows 7.

Por causa da forma com que o Upgrade Advisor trabalha, você deve ligar os periféricos que você normalmente usa de modo que o programa possa acessá-los e determinar sua compatibilidade com o novo Windows. Isso inclui impressoras, scanners, discos externos, equipamentos que usem a USB (neste caso, o equipamento - como câmeras fotográficas - deve estar conectado na USB e deve estar ligado), etc.

A Microsoft não recomenda que o programa seja executado em ambiente virtualizado (usando o Virtual PC ou Remote Desktop) pois ele poderá deixar de detectar alguns recursos.

Você encontrará no site PC Saudável um tutorial básico para a execução do Advisor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.