16 de março de 2010

Projeto Mono leva .NET para o Android

Desenvolvedores de software que queiram criar programas para o sistema operacional Android do Google vão ganhar uma opção extra de plataforma de desenvolvimento. Atualmente, o SDK do Android - que roda para equipamentos móveis, como celulares - é voltado para programadores Java. No entanto, o projeto Mono da Novell pretende lançar ainda em 2010 uma versão de seu runtime capaz de executar no sistema do Google.

Esse lançamento foi notícia hoje no site da Infoworld.com, junto com o anúncio de outras ferramentas envolvendo o projeto Mono. O texto abaixo é uma tradução do post original, que pode ser encontrado aqui.
MonoDroid, que permitirá que celulares com o sistema Android do Google executem aplicações baseadas na plataforma .Net, está em desenvolvimento na Novell, com uma versão de preview planejada para ser liberada em Agosto, disse na segunda-feira o chefe do Projeto.

O projeto para esse runtime project é parte do esforço do projeto Mono da Novell, que tem sido responsável por colocar as tecnologias do .NET da Microsoft em outros sistemas operacionais, como o Linux.

"[O MonoDroid é] o Mono executando no Android, mas é também o conjunto de APIs de forma que é possível conversar com as APIs do Android," disse Miguel de Icaza, vice presidente da plataforma para desenvolvedores na Novell e líder do projeto Mono, em uma entrevista na conferência Mix10 em Las Vegas.

"Há demanda para execção de aplicações .Net no Android", completa De Icaza.

Os desenvolvedores do projeto Mono também estão concluindo uma versão do Silverlight para o IPhone da Apple, com um preview marcado para agosto. O projeto, chamado Moonlight e baseado no próprio Mono, anteriormente já havia colocado o Silverlight no Linux, Macintosh e Unix. De Icaza disse que não sabia se o produto continuaria com o nome de Moonlight.

Também está prestes a ser liberado para os desenvolvedores Mono a ferramenta Mono Tools for Visual Studio 2.0, que se integra ao IDE do Visual Studio para permitir o desenvolvimento de aplicações compatíveis com o runtime do Mono. Há planos dessa pltafaforma eventualmente suportar o desenvolvimento de aplicações para o Android e o iPhone via tecnologias Mono.

Um desenvolvedor presente na conferência à conferência endossou o Mono e declarou bemvinda a adição da capacidade de executar no Android.

"O Mono é incrível. É um ambiente surpreendentemente flexível", disse o desenvolvedor Ethan Nagel, presidente da Nagel Technologies.

"É mais rápido do que reescrever seu código toda vez, e o que eu mais gosto nisso é que você não o compromete," disse Nagel.

Curiosamente, também hoje a Microsoft confirmou que seu sistema operacional para equipamentos móveis, o Windows Phone 7, não executará código nativo. A notícia, também publicada pela Infoworld.com, revela que a Microsoft optou por pemitir a execução apenas de programas construídos com o Silverlight ou que usem o XNA, que é a plataforma de jogos da empresa. O texto completo dessa notícia pode ser acessado nesse link.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.