6 de abril de 2010

Sincronizando arquivos e pastas no Windows

O computador invadiu faz tempo a nossa vida e já se foi a época em que mal tínhamos uma única máquina pra trabalhar. Agora há um computador no escritório, outro em casa, talvez um notebook pra quando viajamos e um outro pra quando vamos a algum Cliente. Dar manutenção em documentos, preparar apresentações, editar planilhas e arquivos fontes são tarefas que não raro temos que fazer em computadores diferentes, dependendo do momento e do lugar em que estamos trabalhando.

É fácil ver que essa situação leva à criação de diversas pastas com versões diferentes de documentos e outros arquivos. Como, então, proceder para termos certeza de que estamos realmente editando a última versão de um documento ou usando a compilação mais atualizada de um programa ?

Tendo esse cenário em mente, a Microsoft criou um programa simples e gratuito, chamado SyncToy cuja versão mais recente é a 2.1.

A operação do SyncToy 2.1 é bastante intuitiva; nele você cria pares de pastas que devem ser mantidas em sincronia e atribui um nome a cada par. Quaisquer pastas que seu computador enxergar poderão ser sincronizadas - pastas locais, na rede, num pen-drive, etc. Quando quiser sincronizar, selecione o nome do par e mande executar a sincronização; é claro que há também a opção de mandar sincronizar todos os pares simultaneamente.

A imagem abaixo mostra o par em que sincronizo os arquivos que compõem esse blog, de modo que posso fazer alterações tanto em casa quanto no escritório, tendo certeza de estar sempre com a última versão de cada arquivo.
SyncToy 2.1
Um dos melhores recursos da ferramenta é o que permite fazer um "preview" das operações que serão executadas. Com ele você vê com antecedência se a operação que será realizada é mesmo a que você deseja, sem risco de perder dados.

Há ainda configurações que permitem estipular quais extensões de arquivos devem ser consideradas e quais o SincToy deve ignorar (ex: não copiar imagens com extensão JPG). Também é possível selecionar quais das subpastas devem ser incluídas na sincronização, além da opção de lançar na lixeira arquivos que tenham sido removidos (ou sobrepostos), ao invés de simplesmente replicar a remoção.

Mas o que exatamente é sincronizado ? O mecanismo padrão é denominado Syncronize e, nesse modo, todas as alterações, criações e remoções de arquivos e pastas são sincronizadas, independente de qual das pastas no par sofreu as alterações. Há outros dois modos para se trabalhar: no modo Echo, apenas manutenções feitas na pasta (e subpastas) da esquerda são replicadas (vão para a pasta exibida à direita na interface), enquanto as alterações feitas na pasta da direita são ignoradas. O último modo disponível é o Contribute, que funciona basicamente como o Echo, exceto pelo fato de que as exclusões de arquivos são desconsideradas.

O SyncToy 2.1 possui versões tanto para sistemas 32 bits quanto para os de 64 bits. De acordo com o site da Microsoft, o programa é suportado pelo Windows 7, pelo Windows Vista e também pelo Windows XP.

O download pode ser feito diretamente através do site da Microsoft (neste link) mas há diversos outros sites que também o disponibilizam (Baixaki, Info, etc.).

Atenção : se você já usa uma versão anterior do SyncToy, veja no site da Microsoft como atualizar para a nova versão sem perigo de perder seus dados.

Mais Informações
Download do SyncToy 2.1

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.