20 de novembro de 2010

A Oracle deixará a Sun morrer ?

Desde que a Oracle anunciou a compra da Sun, a imprensa especializada tem publicado várias notas a respeito - muitas negativas - especulando sobre o destino a ser dado às várias tecnologias da empresa, notadamente o Java. Algumas organizações (e a própria comunidade de desenvolvedores) estão incomodadas com as posições da Oracle, que está planejando impor licenciamentos mais restritivos para o uso do Java de código aberto. A Apache está ameaçando até bloquear a aprovação do Java 7 se essas restrições forem levadas a cabo. A saída da empresa de James Gosling, o criador da linguagem Java, levantou especulações sobre as reais intenções da Oracle para a linguagem, pondo mais lenha na fogueira.

Enquanto isso, a Oracle tenta acalmar os ânimos anunciando especificações de novas versões para a linguagem Java. Nesta mesma direção, o projeto do OpenJDK (o SDK de código aberto para o Java) ganhou o apoio de nomes de peso na área de TI, com anúncios de colaboração partindo primeiro da IBM e, depois, da Apple.

Mas muitos autores de blogs também tem expressado seus temores quanto ao futuro de tudo que está relacionado à Sun - não só com o Java. Abaixo segue uma tradução do post publicado por Paul Venezia em seu blog na InfoWorld:
Meu receio de que a Oracle comprasse a Sun apenas para deixá-la morrer está se tornando realidade. Não posso evitar a visão do corpo estendido da Sun inerte enquanto um Larry Ellison com pés de bode fendidos dança ao redor dele, gargalhando. Que tragédia.

Questões óbvias surgem. A primeira é bem simples: O que acontecerá aos bilhões de dólares em hardware Sun espalhados pelo mundo neste momento ? Por experiência própria, a qualidade do suporte técnico despencou. Mais importante, a Oracle não parece preocupada em reter engenherios de hardware e de software da Sun nem seus visionários, de modo que o prognóstico não pode ser bom para a manutenção e o desenvolvimento das linhas de produto de hardware da Sun.

Quando tecnólogos como Adam Leventhal, Bryan Cantrill, Mike Shapiro e Brendan Gregg estão abandonando o barco, há algo terrivelmente errado. Demissões são comuns em qualquer aquisição, mas não há pessoal com as características desses caras na Oracle. Eles são os únicos dessa estirpe e estão deixando um grande vácuo no que antes costumava ser a Sun Microsystems.

Já fui advogado do hardware Sun no passado e até hoje executo e mantenho muitas aplicações em diferentes servidores da Sun. Mas está ficando difícil pensar em comprar algum hardware novo da Sun, dada a apatia mostrada pela Oracle em relação a este lado do negócio.

Pior, a Oracle parece estar arrancando partes vitais da Sun e atirando-as fora. Ela está se livrando da SunSolve e do Member Support Center para trazer tudo para dentro do My Oracle Support. (Entre outros desastres associados ao My Oracle Support, ele aparentemente exige o Adobe Flash, apesar de outras seções do FAQ afirmarem que há um versão em HTML puro também. Que tal se livrar completamente do Flash ?)

Além disso, pelo que vale, eu tentei um miríade de formas para entrar no novo sistema de suporte com as credenciais já existentes. O FAQ afirma que é possível. Infelizmente pra mim, fiquei emperrado, andando em círculos nos termos de aceitação sem conseguir chegar a lugar algum, o que aparentemente tornou inválido meu acesso existente no MSC. Brilhante !

Pergunte a qualquer cliente de longa data da Sun; eles sabem que esses mini-desastres são muito comuns. Dado o que aconteceu até agora, não há razão para esperar que algo mude.

Ao invés de me enclausurar num estado de tristeza, entretanto, eu prefiro especular sobre para onde todos os talentos da Sun estão indo. Meu desejo ardente é que essas pessoas dotadas estejam indo para suas garagens e dando início a novas companhias com um pouco do espírito que antes fez a Sun brilhar.

Os tipos de mentes que produziram o DTrace e o ZFS não são prontamente adaptadas para outro tipo de trabalho. Não as vejo indo para as altas finanças ou para a política - eles vão acabar dando início a suas próprias companhias ou mudando para algumas já existentes, enriquecendo-as com seus profundos conhecimentos. A outra ponta da drenagem de cérebros da Oracle/Sun leva diretamente a empresas iniciantes do Vale do Silício que evocam muitas das ferramentas mais importantes e tecnologicamente mais avançadas que nós temos. Não duvido que um bom número também irá para o Google ou outra grande corporação.

Podemos ver que esse tratamento que a Oracle dá para a Sun atualmente traz avanços inesperados em uma variedade de áreas. Obviamente, é muito mais fácil dividir no software do que no hardware, como já vem acontecendo com a formação do LibreOffice e projetos como o SkySQL e o MariaDB, junto com o Illumos Project que está tentando a ressurreição do OpenSolaris. Diversos desses empreendimentos devem ter sucesso. Então, de novo eles enfrentarão uma batalha pelo topo, competindo com os fantasmas que são suas próprias versões anteriores. Só o tempo dirá.

Não devia ser desse jeito. A Sun não tinha que ser desconstruída assim. Sim, o voo de mentes brilhantes pode espalhar mais e melhor desenvolvimento tecnológico já que a Sun, sob o comando da Oracle, poderia desistir disso - mas ainda não consigo aceitar a desconstrução de uma das mais avançadas companhias de tecnologia criativa que jamais existiu.

O texto original em inglês está disponível neste endereço.

Um comentário :

Anônimo disse...

Bom dia mestre, realmente essa aquisição deu e esta dando oq falar, projetos sólidos como o Solaris, o MySQL e até o Java?!? ameaçados pelo Larry Ellison, nunca fui fã da postura dele em relação a outras empresas que não a Sun, mas é realmente uma situação preocupantes, vamos torcer pra esses negociantes cair na real e perceber o ativo e a responsabilidade que eles tem em mãos.

Força a todos.

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.