1 de agosto de 2011

Adobe lança ferramenta para criação de conteúdo rico com HTML5

Já faz algum tempo que a mídia especializada em TI vem prevendo dificuldades para a tecnologia Flash. Razões para isso não faltam. Primeiro, foi o surgimento do HTML5, cuja especificação inclui recursos que permitem desenvolver animações apenas com padrões abertos. Depois, as declarações de Steve Jobs criticando o excesso de bugs existentes no Flash, argumento usado para justificar a falta da tecnologia Flash no sistema usado pelos dispositivos móveis da Apple.

A própria Adobe parece estar de precavendo contra uma possível debandada no uso de sua tecnologia. Hoje eles anunciaram o preview de uma ferramenta onde as animações são construídas com padrões da internet - HTML5, CSS e JavaScript - ao invés do Flash. Com isso, procuram se manter no topo no nicho tecnológico em que conquistaram grande destaque. Ao que parece, se o Flash realmente naufragar, a Adobe ainda terá uma grande ferramenta para construção de animações. Caso ele sobreviva, nunca é demais dar ao desenvolvedor outras possibilidade de escolha, principalmente se há uma opção baseada em padrões abertos.

A ferramenta, que chama-se Edge, está disponível no site Adobe Edge como parte do laboratório da Adobe. O anúncio dela foi tema de um artigo na Infoworld.com, o qual reproduzo abaixo, traduzido:
Plantando sementes que têm o potencial de derrubar sua própria franquia de sucesso em desenvolvimento de animações Flash, a Adobe lançou um preview de uma nova aplicação chamada Adobe Edge, projetada para montar conteúdo web dinâmico usando HTML5 e outros padrões abertos relacionados, anunciou a empresa nesta segunda-feira.

"Esta é uma ferramenta para animações e interatividade para designers que queiram construir conteúdo web interativo usando padrões da Web", disse Devin Fernandez, gerente de produto da Adobe.

Tradicionalmente, Web designers têm usado o Adobe Flash, ou concorrentes como o Microsoft Silverlight, para acrescentar animações estilosas e conteúdo interativo a páginas Web, na forma de telas de abertura para o site, gráficos interativos, vídeos curtos ou propagandas. A Adobe estima que 99 porcento de todos os computadores desktop possuem o plug-in necessário para executar arquivos Flash.

Nos últimos anos, no entanto, a W3C (World Wide Web Consortium) e outros órgãos de padronização vêm desenvolvendo um punhado de especificações que podem ser usadas na criação de conteúdo rico semelhante ao Flash. Os fabricantes de navegadores estão incorporando esses padrões - tais como HTML5, a tag Canvas, JavaScript e CSS (Cascading Style Sheets) - em seus navegadores, o que elimina a necessidade de um plug-in externo para executá-los.

A Apple também não está ajudando a sorte da Adobe pois seu CEO, Steve Jobs, criticou o Flash no passado, afirmando que ele possui bugs demais e instando os desenvolvedores a usarem o HTML5 no lugar.

"Muitos trabalhos que estavam previamente reservados para o Flash estão agora sendo feitos com padrões Web," admitiu Fernandez. "Nós vemos como uma enorme oportunidade para a companhia ajudar as pessoas a extrairem o melhor do HTML5."

Esta ferramenta usa HTML5, CSS e Javascript para inserir conteúdo Web animado diretamente numa página HTML. Com uma abordagem similar à da ferramenta de criação do Flash, o Edge permite ao desenvolvedor alterar atributos de uma imagem ou de um elemento HTML ao longo de um intervalo de tempo, resultando numa página animada.

"A Adobe tem mostrado que pode se adaptar muito bem a novas tendências. Isto mostra que eles podem se manter como principais vendedores de ferramentas, não importa qual a tecnologia que está embarcada," disse Al Hilwa, analista de desenvolvimento de aplicações do IDC. "Há poucas empresas sintonizadas com as necessidades e sensibilidades de um designer como a Adobe está, e esta ferramenta realmente mostra isso. Ela traz o modelo de linha do tempo, que é familiar a muitos desenvolvedores Flash, para o mundo novo do HTML5 e JavaScript, enquanto mantém a integridade do código."

A Adobe não tem expectativa de que o Edge vá suplantar o Flash inteiramente, ao menos não no futuro próximo. "A tecnologia Flash permanecerá um componente chave para casos de uso específicos, como vídeos de qualidade e jogos," disse Fernandez. "Nós definitivamente vemos HTML5 e Flash coexistindo, e, por isso, continuaremos a trabalhar em soluções para ambos na Adobe. Os usuários decidirão qual tecnologia eles usarão."

A edição preview está disponível como um download gratuito. Adobe espera liberar a versão comercial final em 2012, segundo Fernandez. Haverá versões tanto para Microsoft Windows quanto para Apple Macintosh.

A matéria original em inglês pode ser encontrada nesse link.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.