8 de dezembro de 2011

HTML5 criará novos desafios para os profissionais de Segurança em TI

Agora parece que a Adobe se rendeu em definitivo ao avanço do HTML5, que nasceu com a missão de flexibilizar o desenvolvimento para aplicações Web, eliminando a necessidade de instalação de plugins de terceiros - como o próprio Flash da Adobe. Em post recente no blog do Flex, a empresa recomenda que se opte pelo HTML5 pois essa tecnologia prevalecerá no longo prazo.

Eles também anunciaram que não desenvolverão o plugin do Flash para versões futuras dos navegadores de dispositivos móveis. É claro que não pretendem deixar de criar ferramentas e estão usando o know-how que têm e a base fiel de clientes conquistados para se manterem relevantes. Ao que parece, a ideia é criar novas ferramentas mantendo a essência da filosofia de desenvolvimento das ferramentas atuais - só que produzindo HTML5 e Javascript ao invés do código próprietário do Flahs. Veja aqui o comunicado publicado no site da empresa, revelando os planos para o futuro do Flash.

Com isso, a euforia com o HTML5 já começa a assentar, dando lugar ao pragmatismo. Os especialistas começam a fazer avaliações mais realistas sobre a nova tecnologia e levantam questões até aqui deixadas em segundo plano. A expectativa de adoção dela vem suscitando, por exemplo, questões relativas à segurança, conforme mostra o artigo abaixo, cujo original (em inglês) foi publicado pela InfoWorld:

A adoção do HTML5 abrirá espaço para a criação de uma vasta gama de novas aplicações Web, mas poderá também introduzir novos desafios para os profissionais de segurança nas empresas, de acordo com a firma de segurança Sophos.

Em suas previsões sobre segurança para 2012, a Sophos identifica como principais riscos as novas tecnologias para Web e redes - incluindo HTML5. Enquanto essas tecnologias introduzem novos recursos impressionantes para desenvolvimento de aplicações Web ricas, elas também introduzem novas formas de ataque, explicou a companhia.

O HTML4 supriu conteúdo na Web por muitos anos, mas é uma linguagem de programação muito básica, de modo que os desenvolvedores tiveram que complementá-lo com add-ons como o JavaScript, Flash e Google Gears. Estes add-ons têm frequentemente muitas vulnerabilidades, tornando o sistema inseguro como um todo.

HTML5 remove a necessidade da maioria dos add-ons, porque é uma linguagem mais sofisticada e vem com um banco de dados completo, permitindo que os usuários armazenem gigas de informação. Então, por exemplo, você pode criar uma animação completa, realidade virtual em 3D ou guardar aplicações completas dentro do navegador.

De acordo com James Lyne, tecnólogo sênior na Sophos, isso chega muito perto da visão in-client originalmente associada à computação na nuvem. No entanto, armazenar dados dentro do navegador torna o navegador em si um alvo para os cyber criminosos.

"Tradicionalmente, o navegador é um meio para que cyber criminosos obtenham acesso ao seu PC. Agora, eles tentarão atacar o próprio navegador para roubar seus dados", diz Lyne.

A execução em sandbox do HTML5 também aumenta os riscos de "clickjacking" (induzir um usuário Web a revelar informações confidentiais ou tomar o controle do computador desse usuário quando ele clica num link aparentemente inócuo) já que as páginas Web não são mais capazes de identificar de onde os comandos estão vindo.

"Todo aquele código escrito pelos desenvolvedores para prevenir que aplicações Web sejam capturadas por alguém não autorizado ou sofram clickjacking agora não funcionará", diz Lyne. "Implementaram um recurso para aumentar a segurança mas inadivertidamente desativaram um outro mais importante."

Além disso, HTML levanta novas questões sobre cookies, que poderão tornar redundantes as recomendações para remoção deles após um determinado período.

"O HTML5 poderia até ter novos super-cookies," diz Lyne. "Se um site não for codificado de forma apropriada, os caras maus poderão compilar uma enorme base de dados com as URLs por onde você navegou e rastrear as informações que você eventualmente tenha fornecido nelas. Eles poderão capturar uma grande quantidade de dados."

Apesar desses problemas pontenciais, Lyne diz que adotar o HTML5 trará muitos benefícios para a segurança. Haverá redução nos riscos relacionados aos add-ons, bem como mais segurançã ao facilitar validação de dados no lado client das aplicações. Também haverão bibliotecas capazes de lidar com questões como SQL injection.

"Ao longo do tempo, o HTML5 vai resolver muitos dos problemas que temos, mas, como qualquer nova tencologia, há uma tendência a uma regressão num primeiro momemto," diz ele. "De maneira geral, deveríamos acelerar na direção do HTML5 porque Flash tem sido traumático e as novas aplicações Web estão muito legais - só temos que nos certificar de não estarmos adotando um pesadelo."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.