Outro dia, recebi a base de um Cliente num pen-drive e tentei restaurá-la em nosso servidor de testes. A tentativa me rendeu uma mensagem escabrosa:
Msg 3241, level 16
The media family on Device ‘device-name’ is incorrectly formed. SQL Server cannot process this media family
The media family on Device ‘device-name’ is incorrectly formed. SQL Server cannot process this media family
Revirei a internet para tentar achar uma forma de contornar o problema mas simplesmente não foi possível; parece que o arquivo de backup se corrompeu em algum momento do processo e não poderia ser utilizado.
Procurei também pela causa provável deste problema e listo abaixo as que achei mas plausíveis:
1) Havia usuários conectados ao Banco de Dados - talvez até alguma transação em andamento - no instante em que o backup estava sendo feito. O resultado é um backup inconsistente ou incompleto.
2) O backup gerou um arquivo muito grande e a tentativa de copiá-lo ou compactá-lo resultou num arquivo corrompido. Isto é particularmente válido se há setores ruins no disco rígido ou se você instalou o SQL Server num Virtual PC - o Virtual PC tem problemas em lidar com arquivos grandes e transferí-los para a máquina real pode corrompê-los.
Para eliminar a primeira possibilidade, pedi ao Cliente que executasse o comando de restauração com a opção de apenas verificar a integridade do backup. A sintaxe é a seguinte:
RESTORE VERIFYONLY
FROM DISK = 'C:\TEMP\DB.bak'
FROM DISK = 'C:\TEMP\DB.bak'
No meu caso, o próprio Cliente não conseguia visualisar o conteúdo nem restaurar o backup - o SQL dele reportava a mesma mensagem de erro. Então, não havia muito o que fazer a não ser pedir que fizesse outro backup para enviar.
Este é o ponto aqui: geralmente, faz-se o backup na ilusão de que qualquer problema com a base é só restaurá-lo. No entanto, negligencia-se um aspecto básico, que é certificar que o próprio backup feito está íntegro e poderá ser restaurado sem problemas. Use o comando RESTORE VERIFYONLY para fazer tal checagem.
Se foi verificado pelo RESTORE VERIFYONLY na estação original que o backup está íntegro mas o erro na restauração persiste, então é certo que o arquivo foi corrompido no processo de transferência para a máquina onde se quer restaurá-lo.
Caso a cópia tenha sido feita através de um Shared Folder do Virtual PC, copie novamente o arquivo, usando desta vez a rede normal no Virtual PC.
Caso a cópia tenha sido feita num pen-drive ou gravada num DVD, certifique-se que a mídia não está corrompida ou que a gravação foi feita com sucesso. Considere ainda a possibilidade de seu disco rígido estar corrompido.
Um comentário :
Pode ser também devido a versão diferente do SQL.
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