Mesmo que muitas das empresas pesquisadas não se relacionem diretamente com o grande público, é estranho que não usem essas ferramentas para divulgar suas marcas, ainda mais se considerarmos uma outra pesquisa revelada mais ou menos na mesma época e que mostra que o brasileiro é quem mais gasta tempo navegando na internet. Do tempo despendido nesta atividade, em média 4.5 horas por mês são relativas à navegação em redes sociais, o que nos coloca em sexto lugar no ranking dos maiores navegadores. Veja a matéria publicada pela Info Online aqui.
Talvez a razão para a não adoção esteja no fato de que as empresas brasileiras são as que mais restringem o acesso de seus funcionários às redes sociais no ambiente do trabalho, conforme revelou pesquisa da consultoria de recursos humanos ManPower. Ou seja, se elas não permitem que seus próprios funcionários acessem redes sociais, por que é que usariam esse meio para suas divulgações ?
A chave provavelmente é o desconhecimento. Redes sociais voltadas para ambiente corporativo são um fenômeno recente, de modo que as companhias ainda não conseguem enxergar como exatamente tais ferramentas podem auxiliá-las, o que as leva a considerar apenas as ameaças potenciais. No entanto, omitir-se representa um risco para a empresa já que ela pode estar deixando de se fazer ouvir e de interagir, impedindo uma comunicação que pode se mostrar essencial para a evolução da corporação. Veja aqui matéria da ComputerWorld a respeito do bloqueio de redes sociais nas empresas.
Mesmo antes de ter conhecimento dessas pesquisas, a ABC71 percebeu que as redes sociais tem um grande potencial enquanto ferramentas de comunicação com seus Clientes e também como forma de tornar seu nome mais conhecido no mercado. Essa percepção levou a empresa a criar perfis em diversas redes sociais, além de uma completa reformulação em seu site corporativo para poder se integrar com tais redes. Abaixo eu reproduzo matéria do portal ERP News a esse respeito. O texto original pode ser acessado neste link.
A partir de hoje, o site da ABC71 – www.abc71.com.br – estará com novo layout, muito mais dinâmico e funcional para os internautas. Selene Sidney , gerente de marketing da empresa, explica que site foi transformado em um portal com novas funcionalidades e informações de gestão e TI, não só da empresa, mas do mercado, de modo geral. “Nosso objetivo é ampliar a atuação na internet usando as mais avançadas práticas, como, por exemplo, a integração com redes sociais”.
Notícias, casos de sucessos, depoimentos de clientes, artigos de especialistas, entre outros assuntos, estarão disponíveis para que o público fique ainda mais atualizado sobre a empresa e as tendências nas áreas de gestão corporativa e tecnologia. “Todas as informações do site vão ajudar os executivos das empresas a se atualizarem com as melhores práticas de TI e gestão”, completa Selene.
Para cada público haverá informações diferenciadas. Isto é, o site da ABC71 pretende atender tanto seu público interno como seu público externo. Por isso, o site possuirá uma área de downloads para parceiros; informações da ABC71 para os clientes; e, acesso a materiais exclusivos como casos de sucesso completos, vídeos de demonstração, entre muitas funcionalidades para os prospects da empresa.
“Estudos foram realizados sobre o perfil e o comportamento dos nossos prospects, sobre os interesses dos que trabalham com TI e o que os gestores das empresas querem saber. Ou seja, fizemos um levantamento sobre as necessidades de cada público. Por isso, conseguimos fazer algo tão focado para eles”, conclui Selene.
Notícias, casos de sucessos, depoimentos de clientes, artigos de especialistas, entre outros assuntos, estarão disponíveis para que o público fique ainda mais atualizado sobre a empresa e as tendências nas áreas de gestão corporativa e tecnologia. “Todas as informações do site vão ajudar os executivos das empresas a se atualizarem com as melhores práticas de TI e gestão”, completa Selene.
Para cada público haverá informações diferenciadas. Isto é, o site da ABC71 pretende atender tanto seu público interno como seu público externo. Por isso, o site possuirá uma área de downloads para parceiros; informações da ABC71 para os clientes; e, acesso a materiais exclusivos como casos de sucesso completos, vídeos de demonstração, entre muitas funcionalidades para os prospects da empresa.
“Estudos foram realizados sobre o perfil e o comportamento dos nossos prospects, sobre os interesses dos que trabalham com TI e o que os gestores das empresas querem saber. Ou seja, fizemos um levantamento sobre as necessidades de cada público. Por isso, conseguimos fazer algo tão focado para eles”, conclui Selene.
Para ver o artigo da Associação Comercial de São Paulo sobre a adoção de redes sociais pelas empresas, veja o link http://www.acsp.com.br/upload/nce/ligadonaacsp/23_noticia1.html.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.