29 de abril de 2009

Lançamento do Windows 7

Por causa de sua participação no mercado, cada vez que a Microsoft lança uma versão nova do Windows gera bastante ansiedade em quase todo mundo que usa computador. E muitas perguntas : Será que meus programas continuarão funcionando ? A que novas brechas de segurança estarei sujeito ? Quantos problemas de execução ainda serão encontrados até que a versão esteja realmente estável e confiável ?

Essa onda de ansiedade está ocorrendo agora com o Windows 7, prometido pela Microsoft para o início de 2010 mas desejado por Bill Gates que saia em definitivo ainda em 2009. Para minimizar essa ansiedade, a Microsoft tem publicado notas na mídia com prévias de recursos e versões de teste. Ainda esta semana, a partir do dia 30 de abril, estará disponível para download um Release Candidate para desenvolvedores e a partir de 5 de maio para o público em geral - veja aqui nota publicada no IDG Now !.

Por exemplo, tem sido divulgado que o Windows 7 terá um "modo XP". Isto é, programas feitos para Windows XP executarão normalmente no Windows 7, através da tecnologia do Virtual PC. O fato de muitos programas terem tido problemas para executar no Windows Vista é um dos argumentos mais usados pelos usuários para não migrar do XP e o tal "Modo XP" é um recurso claramente talhado para vencer essa resistência. Veja aqui nota sobre o Modo XP na Info Online.

Outra nota publicada para tentar vencer resistências : a famigerada tela User Account Control (UAC) do Windows Vista deverá ser acionada bem menos vezes. Essa é aquela tela para aumentar a segurança da operação no Windows Vista pedindo intervação do usuário para confirmar praticamente tudo que se faz no sistema Operacional. Veja aqui a nota publicada no IDG Now !.

Ainda assim, uma pesquisa conduzida pela Dimensional Research com cerca de 1.100 profissionais de TI revela que nada menos que 84% deles não pretende adotar o Windows 7 no ano que vem e que 72% deles são mais preocupados em ter que migrar para o Windows 7 do que ter que ficar com um Windows XP desatualizado. Um resumo do resultado pode ser encontrado aqui e a versão completa aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.