22 de abril de 2009

Limpeza do Registro do Windows

Instalar novos softwares, atualizar softwares existentes com um nova versão, aplicar patches de atualização do Windows, aplicar security updates de uma série de softwares, etc. É grande a lista das coisas que você faz num computador com Windows que deixa o registry com inconsistências e uma montanha de lixo que só serve para ocupar espaço e deixar mais lenta a máquina.

Estive procurando por um bom programa que ajudasse a manter o registry limpo e há algum tempo venho usando um freeware chamado CCleaner. Ele é capaz de remover as entradas do registry que estão obsoletas, incluindo extensões não usadas de arquivos, controles ActiveX inexistentes, ClassIDs e ProgIDs inválidos, desinstaladores que não existem mais, bibliotecas DLL compatilhadas que não são mais usadas, fontes, arquivos de ajuda, caminhos apontando aplicações que não existem, ícones inválidos de aplicações, atalhos inválidos, etc. É possível selecionar quais dessas buscas serão realizadas e, antes do programa efetivamente remover as entradas, você pode marcar as que quer remover e as que quer manter. Também é dada a oportunidade de se fazer backup - a ser restaurado caso a remoção das entradas cause algum problema.

Na verdade, a função principal do CCleaner é auxiliar na limpeza de disco, removendo caches de softwares (navegadores, java, flash), cookies dos navegadores (há como informar uma lista daqueles que se deseja preservar), arquivos temporários de uma porção de aplicações (incluindo as atualizações do Windows), listas de arquivos abertos recentemente, etc. Há ainda funções avançadas para monitorar e editar a lista de programas que são iniciados junto com o Windows e para incluir pastas de usuário no algorítmo de limpeza – você informa o caminho e quais extensões de arquivo devem ser removidos.

Para quem quer radicalizar, a versão mais recente inclui uma opção que permite apagar também os espaços vazios, isto é, ele não remove só a entrada do aquivo na lista de arquivos do computador mas também os bytes que o compunham, impedindo que se veja rastro dos arquivos.

Mais Informações
Ferramenta CCleaner, registry (registro) do Windows, ambos em inglês.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.