31 de julho de 2009

Convertendo apresentações Power Point em animações Flash

Suponha que você montou uma apresentação no Power Point para divulgar um produto da sua empresa. Nesta apresentação, você usou diversas configurações, animações e formatações, além de incluir gráficos e figuras. A apresentação ficou tão boa que seu chefe te pediu que a publicasse na página da empresa na Internet.

Qual a melhor forma de fazer isso de uma forma fácil e amigável ? Simplesmente salvar o Power Point como um HTML pode não ser interessante para alguém acessando o site. A melhor abordagem talvez fosse convertê-la numa animação Flash que é mais apropriada para distribuir na internet. Outro ponto é que animações flash funcionam nos principais navegadores de internet dos principais Sistemas Operacionais e a animação em si não pode ser alterada pelo usuário do site.

Deparei com essa situação recentemente na ABC71 pois a empresa está preparando material para realizar treinamentos no nosso ERP Omega e bastante coisa já foi montada como Power Point. O material ainda não está totalmente pronto e não foi publicado mas encontrei uma ferramenta ideal para o que queríamos.

A ferramenta chama-se ISpring e faz exatamente isso: converte suas apresentações Power Point numa animação Flash. Ela é distribuída como um plugin do Power Point e a interação é transparente já que é criada uma guia com o mesmo look-and-feel do Office 2007:
Não consegui encontrar no site do fabricante informações sobre se o ISpring trabalha com outras versões do Office.

Além de fazer a conversão, o ISpring permite que você inclua narração junto com a apresentação de forma sincronizada. Também permite que se configure uma taxa de compressão para controlar o tamanho final da animação em bytes e que se configure a escala que o resultado final terá em relação à apresentação original, isto é, o comprimento e altura da animação.

O site do produto garante que ele é capaz de converter mais de 180 tipos de animações do Power Point e todos os tipos de transição entre slides disponíveis. Ele também embute áudio e vídeo que tiverem sido incluídos na apresentação original, além de tratar links e os botões de ações. A aparência da animação resultante impressiona bem já que reproduz fielmente o que foi feito no Power Point.

Pela reprodução da barra de ferramentas acima dá pra ver também que há um botão para gerar rapidamente um vídeo Flash compatível para publicar no YouTube.

Há uma versão gratuita da aplicação para uso pessoal, isto é, para você converter apresentações pessoais - como um álbum de suas férias, por exemplo, ou montar e mandar algum cartão multimídia para alguém. A versão gratuita apenas realiza a conversão para Flash, não disponibilizando os recursos de controle de narração, taxa de compressão ou configuração de escala. Veja aqui a comparação entre as versões.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.