2 de agosto de 2009

Windows 7 e a API para Touch Screen

A Microsoft anunciou recentemente que o Windows 7 está finalizado e que passará a ser vendido a partir do dia 22 de Outubro para o consumidor final. De início, ele está sendo distribuído apenas para os fabricantes de PC de modo que eles possam preparar computadores para serem vendidos já com o novo sistema operacional, a chamada versão RTM.

Com isso, uma nova frente de batalha é aberta, onde os empresas que desenvolvem software correm para adaptar seus produtos ao Windows 7 e tirar proveito dos novos recursos disponibilizados. Um dos recursos mais interessantes dessa versão é a tecnologia Multi-Touch, que permitirá acessar as funções de um computador através de toques na tela. É chamada de multi-touch porque será possível interagir tocando mais de um ponto da tela ao mesmo tempo. Um exemplo desse tipo de interação é tocar dois pontos diferentes de uma foto e arrastar os dedos para produzir o efeito de zoom.

A Embarcadero, atual dona dos ambientes de desenvolvimento Delphi e C++ Builder, anunciou na semana passada que incluirá suporte completo à tecnologia multi-touch em suas ferramentas de desenvolvimento. Isso significa que será mais fácil construir aplicações que respondam a interações touch-screen. Traduzo abaixo o anúncio conforme publicado pelo site da revista SDTimes (Software Development Times):

O fabricante de ferramentas para desenvolvimento de software e para bancos de dados Embarcadero dará suporte completo a toda a API do Windows 7 - incluindo a tecnologia multi-touch - nas futuras versões de seus produtos para desenvolvimento rápido de aplicações (RAD).

Tanto o C++ Builder (um ambiente RAD C++ para Windows) quanto o Delphi (RAD Visual para desenvolvimento de aplicações para Windows e bancos de dados), ambos produtos da Embarcadero, terão interfaces para trabalhar com as APIs, diz David Intersimone, que é vice presidente da empresa e evangelista-chefe.

Os dois produtos terão um componente de gerenciamento de gestos para o Windows 7 que abstrairá os recursos multi-touch da API do Windows, tornando mais fácil para os desenvolvedores usá-los em suas aplicações, diz ele.

"Os desenvolvedores arrastarão o componente para qualquer Form de sua aplicação e ele poderá receber interações através de toques na tela. Os programadores simplesmente ajustarão propriedades e responderão aos eventos de gestos que ocorrerem.", diz Intersimone. "Eles também poderão customizar gestos e sobrepor os que vêm predefinidos", acrescenta ele.

"O gerenciador de gestos também suportará toque único (single touch) para equipamentos mais antigos, como telas de quiosques, e poderá usar o mouse convencional ao invés dos dedos. Como os antigos sistemas não possuem a tecnologia touch-screen implementada pelo Windows 7, o sistema operacional os tratará como interações de mouse", exlica ele.

A Microsoft lançou o Windows 7 para fabricantes em 22 de julho. A Embarcadero terá que aguardar até que a Microsoft finalize o SDK (Software Development Kit) do Windows 7 antes que possa finalizar seus próprios produtos, diz Intersimone. "O SDK normalmente é distribuído algumas semanas depois do lançamento da versão RTM do Windows", acrescenta. Ele não forneceu uma data para a disponibilidade dos produtos da Embarcadero.

Para ver a notícia original em inglês, clique aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.