30 de setembro de 2009

Quantidade de usuários testando o Google Wave será ampliada

Nesta quarta-feira, dia 30 de setembro de 2009, a Google enviará convites para aceitar novos usuários de teste de sua nova plataforma de comunicação e colaboração, o Google Wave. Serão distribuidos 100 mil convites para novos usuários aderirem ao serviço e desta vez o Google não restringirá o acesso a desenvolvedores de software, dando oportunidade a usuários comuns também fazerem suas avaliações.

De acordo com a Info Online, o serviço ainda está instável e imaturo, apresentado falhas e sem algumas funcionalidades básicas. Aparentemente, o objetivo da Google é mesmo saber como a ferramenta se comporta com uma quantidade maior e mais diversificada de usuários, já que hoje apenas 3000 programadores tem acesso. Ao incluir usuários comuns na base de teste, a Google também abre um leque maior de visões e opiniões distintas sobre o produto, o que deve aumentar-lhe as funcionalidades e certamente melhorará o resultado final.

E quem serão os felizardos que receberão os convites para ingressar no Google Wave ? Um post incluido no Blog Oficial do Google dá algumas pistas a esse respeito. Reproduzo abaixo uma tradução desse post; a versão original em inglês pode ser acessada aqui.


A partir de 30 de Setembro, estaremos enviando mais 100 mil convites para o preview do Google Wave. Os contemplados serão :
* Desenvolvedores que foram ativados no Preview para Desenvolvedores iniciado em junho;
* Os primeiros usuários que se cadastraram no wave.google.com e que se dispuseram a fornecer feedbacks;
* Clientes selecionados do Google Apps

Solicitaremos a alguns desses usuários que indiquem pessoas que eles conheçam para receber convites — o Google Wave é muito mais útil se seus amigos, parentes e colegas o tiverem também. Isto, é claro, será apenas o início. Se tudo correr bem, logo estaremos convidando muitos mais.

Alguns perguntaram qual o significado de 'preview'. Significa apenas que o Google Wave não está totalmente finalizado. Ainda não, de qualquer modo. Desde que revelamos o projeto em maio, nos focamos quase exclusivamente em escalabilidade, estabilidade, velocidade e usabilidade. Mesmo assim, ocasionalmente vocês ainda verão o sistema fora do ar, erros fatais uma vez ou outra, partes do sistema com lentidão e a interface gráfica, bem, fora do convencional.

Ainda há funções chaves no Google Wave que precisam ser totalmente implementadas. Por exemplo, vocês ainda não poderão remover um participante de uma "wave" ou definir grupos de usuários, o modo rascunho ainda está ausente e não é possível configurar permissões dos usuários numa "wave". Disponibilizaremos essas e outras funcionalidades tão logo elas estejam prontas, ao longo dos próximos meses.

Apesar disso tudo, acreditamos que vocês acharão que o Google Wave tem potencial para torná-los mais produtivos em termos de comunicação e colaboração. Mesmo quando estiver apenas se divertindo ! Nós usamos o Google Wave no dia-a-dia para tudo, desde planejar a cervejada até compartilhar fotos, gerenciar processos e debater funções para um projeto. De fato, houve colaboração até na criação deste post, com a participação de diversos colegas no Google Wave.

Falando sobre as formas potenciais de uso do Google Wave, estamos intrigados com algumas muito detalhadas que algumas pessoas tiveram tempo de descrever. Para mecionar algumas: o jornalista Andy Ihnatko na produção de sua coluna no Chicago Sun-Times, o produtor Jonathan Poritsky ao detalhar o fluxo de produção de um filme, o cientista Cameron Neylon sobre artigos acadêmicos e trabalho laboratorial, Alexander Dreiling e sua equipe na SAP pesquisando sobre modelagem de processos de negócio colaborativos, e o caso de uso em empresas feito por Dion Hincliffe da ZDNet.

O dia mais divertido para a equipe do Wave desde maio ? Convidamos um grupo de estudantes para passar um dia conosco no escritório do Google em Sydney. Entre outras coisas, pedimos a eles que escrevessem colaborativamente estórias no Google Wave sobre uma viagem imaginária ao redor da Terra. Adoraram! Como nós...

Por fim, chamo a atenção dos milhares de desenvolvedores que pacientemente tomaram parte do preview para desenvolvedores, em andamento. Tem sido divertido ver as extensões legais já construidas ou sendo planejadas e incrivelmente instrutivo obter a ajuda deles para planejar o futuro de nossa API. Para ter uma prévia sobre em que alguns desses criativos desenvolvedores vêm trabalhando e aprender mais sobre as maneiras como nós esperamos tornar mais fácil o desenvolvimento de novas extensões, vejam esse post no nosso blog para desenvolvedores.

Boa onda!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.