22 de maio de 2009

Chrome 2.0 e a guerra dos Browsers

Fazia tempo que não se via uma guerra boa assim ! Desde que a Microsoft se deu conta do potencial da internet e incluiu o Internet Explorer gratuitamente no Windows para recuperar o terreno dominado pelo Netscape que os navegadores de internet (os browsers) não estavam tanto na berlinda.

A Microsoft tinha se acomodado depois de vencer a guerra contra a Netscape e ficou bastante tempo sem atualizar o Internet Explorer. Voltou a se mexer apenas quando foi lançado o Firefox - desde então, lançou duas atualizações do IE, incorporando inovações introduzidas pelo novo concorrente (abas para navegação, por exemplo) e produzindo suas próprias inovações (navegação InPrivate - aquela que permite o usuário navegar sem deixar rastros no computador pois não registra o histórico de navegação nem os cookies).

Agora, junta-se à guerra o Google Chrome. A versão 1 já alardeava ter um motor de scripts mais rápidos que os outros Browsers mas foi oficialmente lançada a versão 2.0 e os engenheiros alegam que conseguiram uma melhoria de 30% na carga e execução de páginas com scripts. Veja no blog do Chrome e a notícia publicada no IDG Now !. Além disso, melhoraram também a página exibida quando se cria uma nova aba vazia. Essa página já mostrava imagens dos sites mais visitados e agora permite que você remova dessa lista aqueles sites que você visitou mas tem vergonha que as outras pessoas saibam.

Outras melhorias já existiam nos concorrentes do Chrome, como o modo tela cheia (full screen) e a possibilidade de armazenar informações que você digitou em formulários na internet, evitando que se tenha que digitá-las todas as vezes que entrar no mesmo site.

Outros fabricantes também anunciaram novas versões, praticamente todos correndo para tornar a carga de páginas mais rápida. Como a Web 2.0 está cada vez mais difundida e depende fortemente do uso de scripts, ter um motor mais estável e rápido para esse recurso acaba sendo imprescindível. Dentre o sites que usam massivamente a Web 2.0 e são bastante populares, cito o Google Docs e GMail.

O Firefox 3.5 (ainda em beta) é um dos que anunciaram melhorias, tanto na carga de páginas com conteúdo multimídia quanto no engine de carga e execução de scripts. Além de incorporar o recurso de navegação InPrivate, essa versão também está preparada para o novo padrão do HTML, a versão 5. Veja aqui notícia sobre o FireFox 3.5 na Info Online.

Por fim, a Apple lançará o Safari 4 cujo foco inovativo é também a melhoria dos engines de renderização das páginas e de execução de scripts.

=> Mais informações
Google Chrome Blog,Google lança versão 2.0 do Chrome, Nova geração de Navegadores

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.