7 de maio de 2009

Modo XP no Windows 7 dependerá do hardware

Há alguns dias, publiquei um post contando o esforço da Microsoft para vencer a resistência dos usuários em trocar o Windows XP pelo novo Windows 7, que ainda nem foi lançado. O foco do esforço descrito lá é o "Modo XP", recurso que permite aos usuários do Windows 7 executarem programas feitos para Windows XP sem correr o risco de incompatibilidade.

No entanto, vi uma notícia hoje explicando que esse recurso se baseia no Virtual PC que, por sua vez, requer tecnologia de virtualização embutida no processador. Ou seja, computadores equipados com processadores Intel ou AMD sem a chamada "virtualization technology" (Intel-VT e AMD-V, respectivamente) não serão capazes de suportar o "Modo XP".

Aqueles que quiserem ou necessitarem usar esse recurso do Windows 7, poderão ter que gastar um dinheiro extra para trocar também o seu hardware. Uma lista dos processadores da Intel, com a indicação se suportam ou não o VT, pode ser encontrada aqui para CPUs de desktop e aqui para CPUs de notebooks. Dos modelos da AMD que ainda estão a venda, apenas o Sempron não possui suporte à virtualização.

Se quiser determinar por software se seu processador possui tal suporte, há um programa chamado SecureAble que é gratuito. Ele exibe algumas informações a respeito de recursos do seu processador que podem afetar a segurança do computador, dentre elas a presença de tecnologia de virtualização baseada em hardware.

Uma outra restrição é que a Microsoft distribuirá o add-on para Modo XP apenas em algumas versões do Windows 7, aquelas mais voltadas ao ambiente corporativo : Professional, Enterprise e Ultimate.

=> Mais Informações
Post sobre lançamento do Windows 7, Site oficial do Windows7, Chips que não suportarão Modo XP, How Many Intel CPUs will fail the XP Mode test ?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.