30 de maio de 2009

Sintaxe para ativar envio de email no HTML

É bastante comum que páginas na internet tenham um email que, quando clicado, abre o Outlook (ou outro programa de email) para que o usuário do site possa enviar uma mensagem. Quem já mexeu com HTML sabe que esse efeito é obtido com uma âncora, isto é, a tag <a> e que a sintaxe básica é a seguinte:
<a href="mailto:contato@server.com">Contato</a>

O resultado HTML é um link como Contato.

O que menos gente conhece é que a sintaxe do mailto permite mais do que simplesmente informar o destinatário do email. É possível incluir uma lista de destinatários, lista de endereços que receberão cópia ou cópia oculta da mensagem, o assunto e o corpo da mensagem. Veja a sintaxe :
mailto:lista-destin?outros-params
Onde
mailto: é texto obrigatório
lista-destin é a lista de endereços de email separados por vírgula - ao menos um tem que estar informado, como no exemplo acima.
?outros-paramsSe quiser incluir outros parâmetros, inclua a interrogação (?) e um ou mais dos seguintes parâmetros,separados pelo caracter & (E comercial):
subject=texto para o assunto do email
cc=endereços de email a receberem cópia, separados por vírgula
bcc=endereços de email a receberem cópia oculta, separados por vírgula
body=texto para o corpo do email; para inserir quebra de linha, use a combinação %0A (porcentagem zero a).

Segue um modelo usando esses recursos:
<a href="mailto:amigo1@server.com,vizinho@server.com?subject=Contato a partir do site&cc=socio1@server.com,socio2@server.com&bcc=eumesmo@server.com&body=Contato a partir do site.%0ASite indicado por um amigo.">Contato</a>

O resultado é: Contato . Clique no link para ver como isso aparece no seu programa de email.

Essa abordagem tem um inconveniente: ela exige que o usuário do site tenha um programa de email (como o outlook) para funcionar. Para evitar isso, você terá que criar um formulário em sua página e tratar o envio do email no servidor, através de script ou dentro do seu programa.

Se o site é criado e hospedado remotamente - como esse blog - uma sugestão que encontrei num forum é o site Nomailto.com, que oferece gratuitamente um serviço que cria o formulário, permitindo o envio de até 300 emails por mês. No entanto, como não usei o serviço, não possa dar uma opinião sobre ele ...

Uma última recomendação : incluir endereços de email diretamente numa página facilita a vida dos robots que vasculham e montam uma base de dados para depois enviar spams aos emails encontrados. Se quiser ao menos dificultar um pouco o trabalho deles, use algum serviço para codificar os endereços de email que for incluir em suas páginas. Um exemplo desse tipo de serviço é o E-mail Obfuscator Tool, que oferece codificação simplesmente modificando a representação dos caracteres ou ainda através da inserção de um código javascript, mais complexo.

Obs: os endereços de email neste post são apenas exemplos, eles não existem!

2 comentários :

Anônimo disse...

excelente, matou uma curiosidade que tinha faz tempo. hoje resolvi buscar com vontade no google e achei seu blog. ja add nos meus favoritos. Parabens

Anônimo disse...

otimo esse site parabens
Lincoln

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.