13 de junho de 2009

Anunciada primeira release do Mono para Visual Studio

Já publiquei aqui um post sobre a ferramenta Mono, que permite que se execute programas .Net em outros sistemas operacionais, além do próprio Windows.

Depois disso, vi no site da Embarcadero que eles têm uma versão do Delphi chamada Delphi Prism, que é vendida como uma solução de desenvolvimento para .Net e Mono baseado no ambiente do Visual Studio mas que suporta programação em linguagem Pascal (agora chamada de Delphi). Ou seja, você pode aproveitar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento Pascal para criar aplicações .Net que rodam também em Linux e Mac.

Na verdade, retomei esse assunto porque vi essa semana uma outra notícia a respeito do Mono: o lançamento do suporte ao Visual Studio. Reproduzo abaixo esta notícia conforme está no site da InfoWorld.

" Os desenvolvedores do projeto de código aberto Mono, que permite que aplicações construídas com o Microsoft .Net possam ser executados em Linux, Unix e Macintosh, liberaram uma release do Mono Tools for Visual Studio para um número limitado de desenvolvedores.

Num post publicado segunda-feira, a equipe do Mono descreveu a release como um "preview fechado". Esta primeira release agrega quatro funcionalidades ao Visual Studio :
* Mono Migration Analzyer (MoMA), que analisa os projetos .Net verificando trechos incompatíveis e auxilia os desenvolvedores a resolverem estas incompatibilidades.
* Executação no Mono para Windows, ajudando a isolar problemas decorrentes das diferenças entre Mono e .Net.
* Execução no Mono para Linux, permitindo trabalhar as diferenças entre os sistemas operacionais Windows e Linux.
* Depuração no Mono para Linux, para permitir depuração remota de aplicações Mono executando no Linux.

[ Leia o que Neil McAllister, da InfoWorld, tem a dizer sobre "The case for supporting and using Mono (em inglês)." ]

O Projeto Mono vem sendo patrocinado pela Novell como um esforço para desenvolver um versão de código aberto para Unix da plataforma .Net. "O objetivo é permitir que desenvolvedores Unix construam e entreguem aplicações .Net que sejam muti-plataforma. O projeto implementa várias tecnologias desenvolvidas pela Microsoft que foram submetidas ao ECMA para padronização," conforme afirma o site do Projeto Mono.
"


Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.