5 de junho de 2009

Resolvendo problema no Windows Explorer ao acessar certos arquivos

Já se deparou com uma demora excessiva quando seleciona um arquivo no Windows Explorer? Ou demora para aparecer o menu suspenso quando clica com a direita sobre determinado arquivo ? Ou, pior ainda, sempre que seleciona uma pasta ou arquivo, o Explorer é encerrado com a mensagem de arrepiar a espinha "Windows Explorer encontrou um problema e precisa ser encerrado. Desculpe-nos o inconveniente.".

Todos esses problemas podem ter a mesma causa: erro no Context Menu Handler ou Manipulador de Menu de Contexto. O Windows permite que se estenda suas funcionalidades através da criação de componentes COM que são chamados de Shell Extensions. Há diversos tipos de extensões, sendo muito comuns o próprio Context Menu Handler - para incluir uma opção no menu de contexto do Windows Explorer - e também os Browser Helper Object - para estender as funções do Internet Explorer. Uma lista dos tipos possíveis pode ser encontrada aqui (há uma tabela no meio da página).

O Windows instala por padrão uma série de extensões - algumas importantes para o correto funcionamento do sistema - mas diversos fornecedores de software também o fazem. Por exemplo, o antivírus costuma disponibilizar no menu de contexto de pastas e arquivos uma opção para procurar vírus nessa(s) pasta(s) ou arquivo(s). O mesmo ocorre com softwares de compactação (como o Winzip e o 7Z), tocadores de áudio e vídeo, etc. Um outro exemplo é o Acrobat Reader que tem uma extensão para permitir a leitura de arquivos PDF no Internet Explorer.

Voltando ao assunto do começo do post, o que fazer quando esses comportamentos estranhos começam a pipocar? Uma boa solução é a ferramenta Shell Extension Manager para Windows. Ela mostra as extensões de todos os tipos que estiverem instaladas em seu computador, trazendo informações sobre cada uma, incluindo o fabricante, número da versão e o caminho do programa responsável por executar a extensão. O ShellExView não deixa de fora nem mesmo as extensões da própria Microsoft.

Esta ferramenta permite desativar e reativar facilmente as extensões. Portanto, se ocorrer algum dos erros descritos no primeiro parágrafo, basta desativar a extensão que se suspeita estar causando o problema. Há colunas com o nome e a descrição fornecida por cada fabricante para a sua extensão para facilitar a identificação das suspeitas. Há ainda uma coluna com os tipos de arquivo sobre os quais a extensão pode trabalhar.

Normalmente, são as extensões de terceiros as causadoras de problema. Tanto que o ShellExView emite um aviso quando se tenta desativar uma extensão da própria Microsoft, indicando que aquilo é parte do sistema operacional e que desativá-la pode causar problemas no Windows.

Depois de identificado quem é o real culpado pelo problema, pode-se optar por mantê-lo desativado ou desinstalá-lo. Ainda, se o programa é de uma fonte confiável, pode-se tentar a reinstalação.

Problemas com o Internet Explorer também podem ser resolvidos assim, inibindo o Browser Helper Object que possa impedí-lo de funcionar quando se navega em uma página específica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.