27 de junho de 2009

Novo antivírus da Microsoft

A Microsoft lançou recentemente um beta de seu novo programa antivírus, chamado Security Essencials. Ao contrário das tentativas anteriores de concorrer com Symantec, McAfee e outros grandes fabricantes de antivirus, essa versão será um serviço gratuito, como atesta o site do Security Essencials. Parece que essa é uma tentativa de entrar pra valer no nicho de segurança.

Os produtos anteriores da Microsoft para esse fim eram o OneCare - que é um serviço pago - e o Windows Defender. Esse último, embora gratuito, só protegia contra sypware. Já o novo produto protege o computador também contra outras ameaças, tais como malwares, rootkits, trojans e outros.

O Security Essencials está disponível para Windows XP (Service Pack 2 ou 3), Windows Vista e também para a próxima versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, que ainda não foi oficialmente lançado.

De acordo com o review publicado pelo site Baixaqui, o funcionamento não difere muito das outras aplicações antivírus existentes já que também permite aqendar verificações, padronizar ações e alertas, configurar a proteção em tempo real (isto é, verificar arquivos e outros recursos sempre forem acessados), excluir da varredura certos arquivos e/ou pastas específicas, etc.. Além disso, a atualização do programa e da lista de ameaças a verificar pode ser feita tanto pelo próprio Security Essencials quanto de forma integrada ao Windows Update. Acho que a Microsoft já está se resguardando de futuros processos já que foi multada na Europa por embutir o Internet Explorer no Windows e não dar oportunidade de escolha ao usuários.

Finalizando, a info Online noticiou que a AV-Test, companhia especializada em testes de segurança de TI, confrontou a versão beta desse novo antivírus com uma bateria de testes de cerca de 3.200 vírus, cavalos de troia e vermes. Segundo a notícia, todos os arquivos infectados foram corretamente identificados e limpos.

Infelizmente, a Microsoft limitou a quantidade de downloads do Beta. Quem acessa a página do Security Essencials recebe a mensagem : "Agradecemos o seu interesse em ingressar no Microsoft® Security Essentials Beta. No momento, não estamos aceitando novos participantes. Volte novamente em uma data posterior para verificar se há disponibilidade para mais participantes."

A expectativa é que o lançamento da versão definitiva se dê antes do lançamento do Windows 7, em outubro. Agora, resta esperar para saber se a Microsoft manterá mesmo gratuita essa versão...

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.